terça-feira, 28 de julho de 2009

2º lugar de Gaspar e Pedrosa

A dupla Roberto Reis/Kibinho repetiu a vitória alcançada na última etapa do Circuito Nacional, vencendo agora a dupla José Pedrosa/Hugo Gaspar pela margem máxima, com os parciais de 21-17 e 21-18.Com uma exibição aquém da presenciada na etapa inicial disputada na Trofa, a equipa medalha de ouro nos 2ºs Jogos da Lusofonia, nunca se apresentou capaz de contrariar o melhor desempenho dos adversários, com Kibinho mais eficaz no bloco, tal como Roberto Reis no serviço.O jogo foi também marcado pelos protestos de Roberto Reis em três momentos de jogo, reclamando junto do árbitro principal, com atitudes menos desportivas, as decisões do segundo árbitro, que lhe sancionou nomeadamente, duas faltas por toque na rede.

Open Gaia/AVP

Realizou-se de 24 a 26 de Julho, em Canidelo, V.N.Gaia, o Open Gaia Volley/AVP. Aqui ficam os resultados e classificações finais na vertente masculina.

Resultados

Final 1º Lugar
Roberto Reis/Fabrício Silva-Hugo Gaspar/José Pedrosa 2-0 (21-17, 21-18)
Final 3º Lugar
Adriano Paço/Januário Silva-Pedro Rosas/Bruno Sousa 2-1 (14-21, 21-14, 17-15)

sexta-feira, 24 de julho de 2009

O rolo compressor

Foi assim a prestação de José Pedrosa e Hugo Gaspar, nestes Jogos da Lusofonia, particularmente na partida das meias finais contra Maia e Brenha – uma prestação que mais pareceu um autêntico rolo compressor…

Venceram categoricamente, e convenceram mesmo os sempre cépticos e “entendidos” comentadores televisivos.

O modo como Maia e Brenha foram destronados, foi inesperado, foi brusco, e foi até um pouco cruel. A dupla de Espinho tinha a legítima ilusão de vencer estes Jogos da Lusofonia, para assim fecharem com chave de ouro uma carreira desportiva a todos os títulos notável, repleta de êxitos na mais alta roda do voleibol de praia mundial.

E não o conseguiram “apenas” porque Pedrosa e Gaspar foram absolutamente avassaladores.

Para uma dupla que já conseguiu atingir este nível exibicional ao fim de apenas dois meses e meio de treinos conjuntos e logo à terceira prova em que participa, só se poderá mesmo augurar-lhes um futuro no mínimo… auspicioso.

Pedrosa e Gaspar, parecem ter tudo aquilo que é necessário para conseguir construir uma carreira como a dos seus oponentes. Não será fácil, nem o conseguirão fazer sem muito trabalho, esforço, dedicação e um enorme espírito de sacrifício.

Pedrosa e Gaspar, estarão com toda a certeza cientes da longa caminhada que os espera, porque são humildes e porque são inteligentes.

Por todas estas razões, para esta dupla, só mesmo o céu poderá ser o limite…

Pedrosa-Gaspar perdem em Marselha

Após os Jogos da Lusofonia a dupla Portuguesa não conseguiu estar em bom nível, e perdeu logo no primeiro, e único jogo, do qualifying. A dupla voltou a encontrar a dupla com quem já tinha perdido na sua primeiro prova em Gstaad, Brinkborg/Gunnarsson, por 2-1.

Segundo José Pedrosa "Não nos sentíamos bem, estávamos cansados, lentos e sem potência. Mesmo assim, perdemos e bem o 1 set, mas fomos equilibrando os outros 2 sets. Com as condições que estavam, vento e areia fofa, trouxeram as nossas limitações físicas ao de cima. Foi uma excelente oportunidade para nos classificarmos para o main-draw, pois, mesmo assim, tivemos algumas oportunidades de ganhar uma grande vantagem no 3 set."

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Um final de ouro

Uma antevisão do que pode acontecer dentro de três anos, nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 - esse é, pelo menos, o sonho de Hugo Gaspar e José Pedrosa, que ontem conquistaram a medalha de ouro na final do voleibol de praia dos Jogos da Lusofonia, derrotando a dupla brasileira Thiago Barbosa/Jan Ferreira, favorita à partida.

"Esta medalha tem um sabor especial, porque foi muito suada. Tivemos quatro ou cinco dias de competição muito dura, com dias de vento e outros de muito calor", comentou Hugo Gaspar, que fez aqui apenas o seu terceiro torneio de voleibol de praia.
"Estamos a iniciar agora o projecto a pensar em Londres'2012, mas é difícil devido à falta de apoios. Só temos um patrocinador e não chega para todas as despesas. Continuamos sem apoio da federação", lamentou José Pedrosa.

Depois de três dias com bilhetes a cinco euros, ontem era de borla, mas nem assim o recinto encheu para assistir a uma final emotiva, mas sempre controlada pela dupla portuguesa. Gaspar e Pedrosa venceram o primeiro parcial por 21-19, mas o segundo teve de ir às vantagens (26-24).

"Esta dupla de brasileiros tem um nível muito elevado. São profissionais e treinam na praia o ano todo. Nós só no Verão é que conseguimos treinar e só ao final da tarde devido aos nossos afazeres profissionais", sublinhou Pedrosa. "Mas sabíamos que ia ser duro. Já nos quartos-de-final perdemos com eles nas vantagens", lembrou, sublinhando que este resultado "superou as expectativas".

ojogo.pt

domingo, 19 de julho de 2009

Gaspar e Pedrosa vencem final de grande nível

A dupla portuguesa fez o seu melhor jogo neste torneio e conquistou o lugar mais alto do pódio.Gaspar e Pedrosa tinha pela frente a dupla brasileira (Jan Ferreira e Thiago Barbosa) que os havia derrotado na 3ª ronda deste torneio por 2-0. Esta final tinha um duplo sentido, os portugueses queriam vingar a derrota sofrida e queriam conquistar o ouro.Apesar de a dupla lusa ter vencido por 2-0, a verdade é que foi uma vitória muito complicada. No primeiro set destacou-se a qualidade defensiva de Pedrosa, a salvar muitos pontos quase certos, e a capacidade de remate de Gaspar, sempre forte e colocado. Os portugueses acabaram por vencer 21-19.No segundo set a vitória da dupla lusa foi ainda mais sofrida. Os brasileiros, motivados pelo apoio do seu público, mostraram um maior acerto e estiveram perto de conseguir a vitória. Contudo, Pedrosa e Gaspar não falharam nos momentos-chave e venceram nas vantagens por 26-24.

Final Masculina (Jogos da Lusofonia)

Terminou há instantes a Final Masculina de Voleibol de Praia, dos 2ºs Jogos da Lusofonia.
Aqui fica o resultado da Final e Classificação Geral da Prova.

Resultado
Thiago Barbosa/Jan Ferreira (BRA)-José Pedrosa/Hugo Gaspar (POR) 0-2 (19-21,24-26 )


1º Lugar-José Pedrosa/Hugo Gaspar (POR)

2º Lugar-Thiago Barbosa/Jan Ferreira (BRA)

3º Lugar-Rogério Ferreira/Bernardo Romano (BRA)

4º Lugar-Miguel Maia/João Brenha (POR)

Francisca Esteves e Hugo Gaspar são mais do que dois jogadores de voleibol de praia - são um casal de jogadores de voleibol de praia. Ela, campeã nacional em título, em parceria com Juliana Antunes, e ele, que agora começa a dar os primeiros passos na modalidade, com José Pedrosa, partilharam as areias de Oeiras e hoje podem levar duas medalhas para casa. "Felizmente temos tido muitas vitórias na nossa carreira e já temos lá uma estante cheia de troféus", conta Gaspar, que já tem uma medalha garantida (está na final), enquanto Francisca terá de bater uma dupla brasileira para conseguir o bronze. "Não vai ser fácil", garante, com a mesma certeza com que abre as portas da intimidade: "Apesar de só agora ter começado a jogar na praia, ele é melhor a jogar do que na lida de casa..." Foi mesmo Francisca que começou por dar umas dicas a Hugo Gaspar, que pela primeira vez tenta uma experiência na praia. "No início víamos alguns jogos em DVD juntos. Agora vemos os jogos um do outro sempre que podemos", revela ela. "Os nossos fins-de-semana são a dar apoio um ao outro", sublinha Gaspar.